
A Unisana Hospitais, grupo de saúde privada resultante da parceria entre a Atena Equity Partners e a 3T Portugal, assumiu em outubro de 2023 a gestão do Hospital da Lapa, no Porto. Fundada em 1904 e anteriormente gerida pela Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa (VINSL), a unidade centenária integra agora a rede nacional em expansão, num modelo de concessão válido por 30 anos.
A Lapacare — joint venture entre a Atena, a 3T Portugal e a HLine — concretizou a operação, enquanto a VINSL mantém a propriedade do imóvel e assegura presença na administração da nova entidade gestora. A informação foi divulgada pelo Eco Sapo.
Unidade histórica com plano de modernização
O Hospital da Lapa conta atualmente com cerca de 8.000 m², 70 camas de internamento e ambulatório, quatro salas de bloco operatório, sala de pequena cirurgia e uma completa unidade materno-infantil, com sala de partos, recobro, berçário, fototerapia e incubadoras.
A nova gestão delineou um plano estratégico que inclui uma renovação profunda da área de diagnóstico, com destaque para parcerias com unidades especializadas em imagiologia e gastrenterologia. Paralelamente, está a desenvolver novas áreas clínicas, como a cirurgia e a maternidade, apostando ainda na captação e retenção de talento clínico e não clínico, com o objetivo de promover cuidados mais humanizados. A própria instituição confirmou estes objetivos no seu comunicado oficial.
Liderança com vasta experiência no setor
A operação insere-se na estratégia de crescimento nacional da Unisana Hospitais, que já integra o Hospital de Almada (anigo HPA), o Hospital do Oeste Soread, em Torres Vedras e a antiga Clínica Ruy Puga em Santarém.
A nossa equipa executiva do projeto é composta por nomes com grande experiência na área da saúde privada em Portugal:
-
Eduardo Moniz, partner da 3T Portugal, foi CEO do British Hospital, da rede de clínicas IMI e do CMR Sul.
-
Luís Campanha, ex-administrador da Affidea Portugal.
-
Pedro de Albuquerque Mateus, antigo administrador da Luz Saúde, ex-CEO dos Hospitais Privados da Lusíadas Saúde e administrador da Malo Clinic.
Com esta gestão, a Unisana Hospitais reforça o seu posicionamento como uma rede de saúde de proximidade, identidade local e ambição nacional.


