Porque a sua privacidade é muito importante para nós, elaborámos este aviso de privacidade, o qual deve ser conjugado com a nossa Política de Proteção de Dados.
Procuramos elaborar este documento numa linguagem clara, acessível e de fácil compreensão para todos.
Procurou-se, acima de tudo, ajudá-lo a compreender que os seus dados pessoais são muito importantes para nós e que os protegemos no seio da nossa organização, através da adoção de medidas técnicas, organizativas e procedimentais, rigorosas e robustas.
O que são dados pessoais?
Dados pessoais são informações relativas a uma pessoa identificada ou identificável. É considerada identificável a pessoa que possa ser identificada direta ou indiretamente. Também constituem dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa.
Exemplos de dados pessoais:
- Nome e apelido;
- Endereço de uma residência;
- Endereço de correio eletrónico;
- Número de um cartão de identificação;
- Dados de localização (por exemplo, a função de dados de localização num telemóvel);
- Endereço IP (protocolo de internet);
- Cookies;
- Identificador de publicidade do seu dispositivo;
- Dados detidos por um hospital ou médico, que permitam identificar uma pessoa de forma inequívoca;
- Som ou imagem.
- Todas as informações constantes desta Política de Privacidade são completadas na nossa Política de Proteção de Dados interna de forma mais detalhada.
Exemplos de Categorias de dados pessoais
Identificativos principais
Nome, n.º de Identificação civil ou fiscal, n.º de Passaporte, data de nascimento, estado civil, morada, telefone, endereço de e-mail e nacionalidade.
Identificativos complementares
Grau de escolaridade, género, profissão.
Categorias especiais
Dados relativos à saúde.
Como recolhemos os seus dados
Recolhemos os seus dados de forma presencial, pelo telefone, online, através da nossa plataforma online e ainda por escrito via email.
Que dados pessoais recolhemos?
Na Unisana Hospitais os dados pessoais que recolhemos podem variar consoante a relação que tiver connosco e ao qual aplicamos o princípio da minimização de dados, ou seja, só recolhemos os dados pessoais que realmente necessitamos para cumprir com as finalidades abaixo descritas.
Se pretender fazer marcações de consultas usando esta nossa página online, teremos de recolher alguns dados pessoais para agilizar o agendamento dessas consultas.
Se utiliza os nossos serviços, os dados pessoais podem ser necessários para a execução de uma relação contratual ou pré-contratual que pode existir entre si e a nossa empresa.
Se só visitar o nosso site, não precisará de nos fornecer dados pessoais a não ser que aceite alguns dos cookies. Nesses casos a informação está limitada às finalidades previstas no ato da aceitação dos mesmos.
Consoante as finalidades poderemos recolher os vários tipos de categorias de dados pessoais acima referidos.
Para que finalidade tratamos os seus dados?
Apenas procedemos ao tratamento de dados pessoais de acordo com as finalidades estabelecidas no momento da sua recolha.
A(s) finalidade(s) podem variar consoante, o tipo de relação que tiver com a Unisana Hospitais, podendo estes ser para as finalidades de gestão da relação com os nossos clientes, nomeadamente com vista a dar resposta aos seus pedidos, questões, sugestões e/ou reclamações, bem como para proceder à gestão das consultas que marque através do nos Site online
A base de licitude para o tratamento desses dados pessoais assenta na prestação do serviço de cuidados de saúde ou para a execução do contrato.
Podemos proceder ao tratamento dos seus dados pessoais para outras finalidades, incluindo marketing e comunicações, mas isso só acontecerá, no caso de termos o seu consentimento ou outro fundamento legal para o fazer.
Se for colaborador de uma empresa que presta serviços à Unisana Hospitais, quer seja direta ou indiretamente, e se for necessária a recolha dos seus dados pessoais para prestar os seus serviços ou executar a sua função, por exemplo para receber credenciais de acesso a aplicações da Unisana Hospitais, é possível que recolhamos algumas das categorias de dados pessoais acima mencionadas. Esses dados só serão usados para as finalidades descritas e nunca para outro propósito sem a devida base de licitude ou o seu consentimento.
No âmbito da nossa atividade de Recrutamento, utilizaremos os seus dados exclusivamente para os efeitos do âmbito a que submeteu a sua candidatura.
Poderemos, eventualmente, considerar o seu CV interessante para outras candidaturas, motivo pelo qual os dados inseridos serão guardados em local seguro pelo período de 6 meses, revogáveis mediante a sua solicitação.
Qualquer utilização dos seus dados para outro efeito que não aquele para o qual colocou a sua candidatura, estará condicionada à sua autorização prévia.
Dados pessoais de crianças
Relativamente a dados pessoais de crianças, os mesmos podem ser recolhidos e tratados no âmbito da prestação dos cuidados de saúde à mesma. Estes serão recolhidos sempre na presença do seu representante legal.
Caso tal venha a suceder, porque nem sempre é possível identificar de modo inequívoco quem nos consulta, os titulares das responsabilidades parentais poderão contactar-nos e solicitar a eliminação de quaisquer dados que possamos ter recolhido.
Por quanto tempo conservamos os seus dados?
A conservação dos dados depende da finalidade. Existem prazos legais de conservação que devemos cumprir. Caso não se apliquem, os dados serão conservados pelo período mínimo necessário para as finalidades motivaram a recolha. No âmbito de candidaturas e recrutamento manteremos os seus dados conforme indicado em cima.
Se existirem obrigações legais a cumprir os seus dados serão retidos e conservados pelo prazo previsto por lei.
Quais são os seus direitos?
Nos termos das disposições do RGPD garantimos-lhe o exercício dos seus direitos.
Os seus Direitos são:
Direito de Informação: Tem direito a obter informações do Responsável pelo Tratamento dos Dados Pessoais, nomeadamente, identidade e contactos; finalidades do tratamento; fundamento jurídico para o tratamento; destinatários dos dados pessoais;
Direito de Acesso: O titular dos dados tem o direito de obter do responsável pelo tratamento a confirmação de que os dados pessoais que lhe digam respeito são ou não objeto de tratamento e, se for esse o caso, o direito de aceder aos seus dados pessoais;
Direito de Retificação: O titular tem o direito de obter a retificação dos dados pessoais inexatos que lhe digam respeito e direito a que os seus dados pessoais incompletos sejam completados;
Direito ao Apagamento: em determinadas situações, pode ter o direito de obter o apagamento dos seus dados pessoais;
Direito à Limitação do Tratamento: em determinadas situações, pode ter o direito de obter a limitação do tratamento dos seus dados pessoais;
Direito de Portabilidade: em determinadas situações, pode ter o direito de receber os dados pessoais que nos forneceu, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática e pode ter o direito a transmitir esses dados para outro responsável pelo tratamento;
Direito de Oposição: Em determinadas situações, pode ter o direito de, a qualquer momento, se opor, por motivos relacionados com sua situação particular, ao tratamento dos seus dados pessoais e podemos ser obrigados a cessar o tratamento dos seus dados pessoais;
Direito à não sujeição a decisões automatizadas: Tem o direito de não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.
Para efeito do exercício destes direitos por favor contacte-nos por email.
Quais as medidas implementadas para garantir a segurança dos dados pessoais?
Adotamos medidas técnicas e organizativas, que revemos e melhoramos periodicamente, destinadas a garantir a segurança e proteção dos seus dados pessoais ao nível da sua disponibilidade, autenticidade, integridade e confidencialidade, assim como as destinadas a impedir a sua perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como qualquer outra forma de tratamento ilícito.
Desenvolvemos os nossos melhores esforços para proteger os dados pessoais dos nossos utentes contra acessos não autorizados através da Internet ou nas atividades diárias de prestação de cuidados de saúde. Para este efeito utilizamos sistemas de segurança, regras e procedimentos vários, de modo a:
- garantir a proteção dos dados pessoais;
- prevenir o acesso não autorizado ou indevido aos seus dados pessoais,
- procurar prevenir o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição acidental.
Não deixa de ser, no entanto, da sua responsabilidade garantir e assegurar que o computador que está a utilizar aquando do acesso aos nossos serviços online, se encontre adequadamente protegido contra softwares maliciosos.
Adicionalmente, deverá estar ciente de que o risco de os dados pessoais e passwords serem acedidos por terceiros, sem autorização para tal, é agravado sem a adoção de medidas de segurança adequadas. Por exemplo:
- O acesso a redes grátis em locais públicos;
- A não utilização de ligações seguras (HTTPS) no seu browser de navegação;
- Uso de Software antivírus atualizado;
- Uso de uma “Firewall” de segurança;
- Evitar a utilização de software de origem duvidosa.
Assim certifique-se que quando aceder aos nossos serviços online está a utilizar um equipamento seguro com a respetivas medidas de salvaguarda e segurança.
Existe comunicação de dados a terceiros?
Poderemos recorrer a um subcontratado que trate os seus dados por nossa conta.
Regularemos por contrato este tratamento e garantiremos que o subcontratado trata os dados apenas e só de acordo com as nossas instruções. No âmbito dos nossos processos de recrutamento e seleção de pessoal não recorremos a subcontratados para o tratamento dos seus dados, pelo que a eventual comunicação a terceiros, dependerá da sua autorização prévia.
São feitas transferências dos dados pessoais?
Pode suceder que tenhamos de comunicar os dados pessoais a terceiros, caso em que cumpriremos todas as disposições legais em vigor, sendo acauteladas as questões da segurança ao nível da transmissão dos dados e celebrado um contrato.
Quem pode contactar em caso de dúvida?
Caso tenha alguma dúvida ou questão sobre a forma como recolhemos e tratamos dados pessoais poderá entrar em contacto connosco por email.
Revisão da Política
Reservamos o nosso direito de alterar sem aviso prévio o conteúdo desta política de privacidade, sem prejuízo de informaremos no nosso website, destacadamente, sempre que tal vier a suceder.