
O regresso às aulas é sempre um período de maior azáfama para os pais, para além da compra dos manuais e do material escolar, das inscrições nas atividades extra-curriculares, também deverá fazer um check-up, antes do início do ano letivo.
Deixamos aqui algumas dicas úteis:
Consultar o pediatra
As crianças devem visitar o seu pediatra pelo menos uma vez por ano, momento em que é feita uma avaliação geral do seu bem-estar, podendo o médico prescrever exames complementares de diagnóstico se considerar necessário, sendo também uma oportunidade para os pais esclarecerem dúvidas sobre diversos aspetos da saúde dos filhos, reforçando-se ainda a importância de consultar o médico assistente antes de inscrever a criança em atividades extracurriculares, como o desporto
Ter a vacinação em dia
É importante que, antes do início das aulas, as crianças tenham em dia todas as vacinas previstas no Programa Nacional de Vacinação.
Consulta de oftalmologia
A partir dos 3 anos, ou antes se necessário, é aconselhável realizar uma consulta de rotina com o oftalmologista, especialmente no início do ano letivo, permitindo assim identificar e corrigir precocemente eventuais dificuldades visuais que possam afetar a aprendizagem.
Informar a escola
Se o seu filho tomar algum tipo de medicação, mesmo que a tome apenas em casa, deve informar a escola. A mesma regra aplica-se todos os problemas de saúde (alergias, asma, doença celíaca, etc…), devendo a escola ter conhecimento. Algumas doenças podem influenciar as atividades que a criança pode ou não fazer, como é o caso da Educação Física ou alterações da ementa da escola.
Marque já a sua consulta
Consultar o pediatra, verificar a vacinação e realizar exames essenciais são passos simples que fazem toda a diferença. Cuide da saúde do seu filho e ajude-o a começar o ano letivo com energia e confiança!

Dra. Isabel Mota Soares
A Dra. Isabel Mota Soares é pediatra no Unisana Hospitais – Hospital do Oeste Soerad, com vasta experiência em diversas áreas da especialidade. Com uma carreira marcada por funções de responsabilidade, como chefe de equipa da urgência pediátrica e responsável pela maternidade, também se destacou na formação de internos e na criação da consulta de Imuno-hematologia pediátrica.


