A ansiedade é uma reação normal, experienciada pelas pessoas ao stress do dia a dia e que se manifesta por uma sensação de medo, tensão, incerteza ou preocupação perante algo que pode acontecer.
É frequente sentirmos ansiedade quando temos problemas no trabalho, na véspera de um exame ou quando temos de tomar uma decisão importante.
Ansiedade Normal
Geralmente, a ansiedade que sentimos é “normal” e faz parte de um mecanismo de adaptação do ser humano, em que há aumento do fluxo sanguíneo, ativação muscular, melhoria da velocidade do pensamento e da capacidade de reação, que origina um “estado de alerta” necessário para enfrentar as exigências da vida.
Numa situação normal, a ansiedade moderada pode ser benéfica e essencial para nos preparar para desafios e situações adversas.
Ansiedade Patológica
Por vezes, a ansiedade surge sem motivo, com uma intensidade excessiva, torna-se exagerada, prolongada, recorrente ou persistente, inexplicável, desproporcionada e bloqueadora, o que causa sofrimento físico e psicológico.
As Perturbações da Ansiedade
Nas Perturbações de Ansiedade existe um medo desproporcional com impacto na vida quotidiana e que interfere na capacidade normal da pessoa.
São um problema comum que afeta 20-25% da população.
Existem diferentes tipos de Perturbações da Ansiedade:
Causas da Ansiedade
A ansiedade pode ter uma causa evidente, mas na maioria das vezes não se consegue identificar um motivo. As causas variam de pessoa para pessoa e podem ser uma combinação de fatores:
Sintomas das Perturbações da Ansiedade
Os sintomas da Ansiedade Patológica podem ser de vários tipos:
10 Sintomas psicológicos:
10 Sintomas físicos:
Sintomas comportamentais:
Consequências da Ansiedade
À medida que a ansiedade é mais intensa, sobretudo quando não se faz tratamento, agrava a maneira como se lida com os outros, com o mundo e consigo próprio, o que pode levar a:
Tratamento da Ansiedade
A ansiedade pode ser crónica e até mesmo após o controlo dos sintomas, pode voltar a apresentar alguns sintomas. O tratamento para controlar a ansiedade deve ser combinado com medicamentos, psicoterapia e estilos de vida saudáveis.
Medicamentos
Os medicamentos são prescritos pelo médico para o tratamento de pessoas com ansiedade moderada a grave, que devem ser cuidadosamente acompanhadas.
Os ansiolíticos (chamados benzodiazepinas) são eficazes para reduzir a ansiedade, mas só se devem tomar durante um curto período de tempo, para evitar a dependência.
Alguns medicamentes antidepressivos podem ajudar a controlar a ansiedade e até mesmo a depressão.
Existem outros medicamentos que podem ajudar a controlar a ansiedade.
Os medicamentos apenas deverão ser utilizados por indicação e com supervisão médica.
Psicoterapia
A psicoterapia é um tratamento psicológico que ajuda a compreender certas formas de pensar e agir, que podem provocar ou agravar a ansiedade. Aos conhecermo-nos melhor, conseguimos lidar melhor com as nossas emoções.
A psicoterapia cognitivo-comportamental é a mais estudada para controlo da ansiedade e que se baseia na maneira como a pessoa interpreta as suas experiências.
Prevenção da Ansiedade
Estilos de vida saudáveis e diminuição do stress:
A ansiedade é necessária e faz parte da vida! É possível aprender estratégias para lidar com a ansiedade e ter maior qualidade de vida.